O Instituto BioAtlântica é uma ONG diferente e que vai além do que estamos acostumados pensar sobre esse tipo de organização. Além de focar seus esforços na sustentabilidade ambiental, a organização baseia-se em duas estratégias de ação: a GAT (Gestão de Ativos Territoriais) e a GIT (Gestão Integrada do Território).
A primeira se volta para a conservação do ambiente estrategicamente relacionada ao desenvolvimento de uma determinada região. Já a segunda, é um método elaborado por pesquisadores brasileiros e europeus que agrega aspectos culturais, econômicos e sociais às estratégias sustentáveis.
Além disso, a GIT busca estreitar os laços entre a sociedade civil, lideranças comunitárias, proprietários de terra, governos locais e estaduais e empresas. O IBio promove, dessa forma, a gestão de um território de maneira articulada com as pessoas ligadas àquele espaço, por meio de projetos de desenvolvimento sustentável.
O Instituto BioAtlântica escolheu a Tuiuiú Comunicação para idealizar uma nova proposta criativa para o seu site e transmitir essas ações com mais dinamismo. Buscando integrar as ideias de energia e gestão, Rafael Lobo, nosso diretor de arte responsável pelo projeto, elaborou um site interativo. Levando em consideração o reposicionamento do IBio, que pretende desatrelar uma imagem de simples “plantadora de árvores” e assumir seu papel como consultora na área de gestão ambiental, a criação fugiu do padrão verde e apostou na teoria do Black Pixel. De acordo com ela, sites escuros fazem com que o monitor economize energia.
Apesar do conceito ser totalmente integrado à ideia de sustentabilidade, era necessário criar partes claras para que o usuário lesse com mais clareza os textos do site, afinal, o conteúdo é a chave da proposta do IBio. “Decidimos criar um mecanismo que o usuário poderia escolher como veria o site: claro ou escuro”, afirma Rafael. O interruptor foi uma maneira de apresentar essa facilidade de escolha ao leitor.
Confira nosso trabalho para o Instituto BioAtlântica aqui.